ciência, Conhecimento, divulgação, divulgação cientifica, política

Ficar em casa? Isolamento social?

O texto e o vídeo abaixo são extremamente elucidativos quanto à importância do isolamento social para combater o avanço da pandemia do Covid-19.

O vídeo é muito didático em mostrar porque devemos fazer o isolamento muito antes da curva de crescimento de contágio começar a verticalizar. Não dá para esperar para depois, a hora de agir é agora!

O texto aponta que Niterói, apesar da proximidade com a capital do Rio de Janeiro (apenas a ponte Rio-Niterói nos separa) e de ter sido um dos primeiros locais a aparecer contaminados com a Covid-19 no Brasil, tem uma curva de contágio que cresce lentamente (comparado com a de outros municípios brasileiros) em razão das ações que estão sendo desenvolvidas pela prefeitura e pelo cuidado da população. Goste-se ou não do prefeito e de sua política, é preciso reconhecer que no caso do Covid-19 as ações de rapidamente propor isolamento social, restringir os acessos aos locais públicos, determinar a abertura apenas de serviços essenciais, espargir produtos que combatem a propagação do vírus, entre outras, aliadas ao isolamento social que a população vem seguindo, tem produzido a redução (achatamento) da curva de contágio. Por outro lado, é preciso ligar o alerta para o fato de que, nos últimos dias (principalmente depois que falaram no uso da máscara de forma mais contínua e pelo interesse em comprar ovos de páscoa), a população tem colocado a máscara e saído em uma frequência maior. Essa atitude pode colocar em risco tudo o que foi conquistado até agora.

Fiquem com o texto e o vídeo abaixo:

(Texto: autoria desconhecida): Vejam esse vídeo explicação sobre a curva exponencial do coronavírus e entendam porque em Niterói os casos e óbitos crescem, mas crescem lentamente, pelas ações de isolamento social, higiene da população e sanitização que realizamos no momento certo, enquanto em outras cidades a situação se aproximará do caos nos próximos dias. Ajudem a divulgar para moradores de cidades limítrofes. Infelizmente muitos governantes desprezam a ciência e aí é tarde demais como estamos vendo agora em alguns países. Divulguem! A situação é grave! FIQUEM EM CASA nos próximos dias e em caso de necessidade extrema utilizem máscaras, mesmo as de tecido!

(Autor do vídeo: Maurício Féo – Engenheiro e PhD. em Física de partículas)

Voltando a frase dita anteriormente: A hora de agir (que curiosamente nesse caso significa isolar-se em casa o máximo possível) é agora!

Se você tem a possibilidade, acompanhe a mensagem do desenho de João Silveira e…

Padrão

2 comentários sobre “Ficar em casa? Isolamento social?

  1. Dileno disse:

    Muito bom, bem didático é importante que as pessoas estejam atentas caso contrário perderemos o controle da situação. Fora bozo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s