análise do comportamento, artigo científico, behaviorismo, ciência, Conhecimento, deficiência, discriminação, divulgação cientifica, down syndrom, educação, educação especial, necessidades especiais, preconceito

Políticas de saúde, análise do comportamento e autismo

A Política de Saúde de um país deve ser sustentada em evidências científicas que assegurem sua eficácia e segurança de modo a maximizar as chances de melhoria na qualidade de vida da população atendida. Não atentar para esse fato significa assumir o risco de sacrificar tempo, recursos humanos e financeiros em práticas inócuas ou pouco eficazes. Tal risco, no caso do tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), poderia ser especialmente danoso, uma vez que intervir precocemente tem sido um dos componentes essenciais de intervenções bem sucedidas.

A escolha do(s) tratamento(s) deve atender a critérios claros que tenham como norte o bem estar do usuário e seu direito à saúde, à luz dos princípios do SUS e da constituição federal. No que tange ao tratamento do TEA, a ABA (do inglês Applied Behavior Analysis, ou Análise do Comportamento Aplicada) se destaca como a abordagem mais estudada e com grande volume de evidências de eficácia. Diversas entidades de saúde recomendam a inclusão dos princípios da Analise do Comportamento Aplicada (ABA) e estratégias de intervenção comportamentais como parte importante de qualquer programa para crianças autistas.

Em decorrência de tal posicionamento apresentamos o Posicionamento da Associação Brasileira de Análise do Comportamento (ACBr) com relação ao documento “Linha de Cuidado para a atenção às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e suas famílias na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde”, do Ministério da Saúde.

PS: Esse texto é um excerto do posicionamento da ACBr disponível no link acima.

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s