Não categorizado

A vida existe no limite do caos* – evolução e auto-organização

Para aqueles que acham que estruturas complexas não podem surgir de interações simples entre os elementos, vale apreciar o vídeo abaixo.

Percebam que não há a necessidade de uma vontade consciente para organizar os diferentes padrões de movimento que ocorrem durante o vídeo. Os movimentos resultantes dependem basicamente da força inicial e do comprimento da corda de cada pêndulo.

O princípio básico visualizado acima é o de auto-organização que numa definição livre significa a emergência espontânea da ordem.

Ao visualizarmos que coisas “simples” permitem expressar padrões variados e complexos, fica mais fácil compreender como o processo evolutivo permitiu a emergência de organismos complexos.

A evolução, portanto, sofre influências da auto-organização e seleção. A coordenação de tarefas complexas na evolução ocorre entre a ordem profunda, espontânea e inesperada e a incoerência do caos. Ou seja, a vida existe no limite do caos.

* A expressão e algumas informações foram retiradas do livro: Kaufman, S.A. 1993. The origins of order: self-organization and selection in evolution. New York: Oxford University Press.

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s