artigo científico, ciência, Conhecimento, divulgação, divulgação cientifica, educação, epistemologia, metodologia da pesquisa, research, research methodology

Educação formal ou informal?

Preciso, contundente, perspicaz! Impecável, como sempre! O CuriosoRealista é um blog cuja leitura é obrigatória para quem possui interesse em ciência.

Abaixo está disponível o trecho inicial do artigo. Se quiser lê-lo na íntegra, basta clicar no link para o Blog CuriosoRealista que se encontra no final da página. Boa leitura!

CuriosoRealista

Nem pense nisso!

É provável que você tenha ouvido comentários como “A educação formal mata a criatividade” ou “As grandes mentes não tiveram educação formal“. É possível ainda que você tenha sido convencido sobre a verdade dessas afirmações e as tenha propagado por aí. Aqui pretendo mostrar o quão equivocado é este pensamento e como sua propagação é perniciosa.

Há tantos problemas com esse modo de pensar que é difícil decidir por onde começar a crítica. O primeiro grande erro é pensar que alguém se forma por conta própria, sem qualquer tipo de treinamento. Mesmo os aclamados autodidatas recebem alguma forma de treinamento em alguma fase da vida para aprimorar habilidades, caso contrário não avançam. O segundo problema, e talvez mais perverso, é o alinhamento com o mito do gênio. Muitas pessoas acham que as “grandes mentes” não tiveram educação formal e atribuem à educação formal…

Ver o post original 1.337 mais palavras

Padrão

Deixe um comentário